15/05/2020

Resenha | Orange


Orange é um anime que aborda o suicídio, mostrando suas causas: a dor, o medo e uma série de angústias que uma pessoa passa antes de cometer o ato de tirar sua própria vida. E também mostra as consequências: como fica a vida das pessoas que perderam alguém para o suicídio, o arrependimento e um pensamento: Poderia ter feito algo que pudesse ter evitado tudo isso? 

Ficha Técnica:


Episódios: 13
Estúdio: Telecom Animation Film
Exibição: 2016
Gênero: Drama, Escolar, Romance, Slice of life

  • Sinopse: Naho Takamiya, uma menina tímida de apenas dezesseis anos. Um dia, ela recebe uma carta vinda do futuro e escrita por ela mesma. O seu conteúdo diz para ela ficar de olho em um novo aluno transferido, chamado Kakeru Naruse. Agora, Naho tem que decidir o que fazer com a carta e seu misterioso aviso, e o que significa não só para o seu futuro, mas para o de Kakeru também.

Certo dia, Naho Takamiya recebe uma carta que teria sido escrita dez anos no futuro e feita por ela mesma. O conteúdo da carta tinha detalhes do que aconteceria, e que no decorrer do dia, realmente acabaram acontecendo exatamente como estava escrito. Continha também coisas sobre Kakeru Naruse, o novo aluno transferido de Tóquio, que era citado na carta acompanhado de um estranho pedido: Hoje, não o convide de jeito nenhum. Porém o convite é feito, não vindo dela, mas os seus amigos fazem e Kakeru decide ir com eles depois da aula. Assim, mesmo sem entender o real significado daquela correspondência, Naho fica na dela e aproveita a tarde agradável com seus amigos e seu novo colega de classe. 

Depois disso, Kakeru passa um tempo sem ir a escola e Naho se questiona sobre o que teria acontecido com ele e se o pedido da carta estaria relacionado com essa ausência, e acima de tudo, se realmente teria sido uma boa ideia não tentar evitar aquele convite. Procurando respostas na correspondência vinda do futuro, ela encontra a seguinte frase: Nesse dia você se apaixonou pelo Kakeru. Algo que acaba acontecendo quando ele retorna a escola. Sem mais dúvidas relacionadas aos acontecimentos ditos na carta, ela passa a consultá-la todos os dias para saber o que acontecerá e o que deverá ser feito, por que ela descobre também que daqui a alguns meses o Kakeru morrerá e ela precisa aproveitar todo tempo que lhe resta com ele e se possível salvá-lo de si mesmo.


Enquanto acompanhamos a jornada de Naho no passado tentando ajudar Kakeru, o anime vai nos mostrando também pedaços do futuro, um que podemos acompanhar a Naho de vinte seis anos e seus amigos, que mesmo depois de dez anos ainda sentem a perda do amigo querido, mostrando arrependimentos e culpa por não terem compreendido e enxergado que ele não estava bem naquela época.

E assim, Orange nos toca o coração com momentos emocionantes ao longo do anime. Nos fazendo refletir e nos ensinando que existem pessoas que escondem suas dores por trás de um sorriso, fingindo está bem, mas que de repente desistem de fingir e se entregam ao fim. Nos mostra que é complicado e que é preciso ter muita paciência para lidar com tal situação e realmente estarmos dispostos a ajudar quem passa por isso. Por fim, apesar de tratar de um assunto delicado e dar a entender que tenha um ar muito pesado, o anime consegue ser algo bom de se ver e você fica querendo saber o final o mais rápido possível. Tem seus dramas, romance e seus momentos divertidos tudo na medida certa e uma conclusão satisfatória.