“Sempre achei que se não falasse que queria algo, não teria problema em perdê-la. E como resultado, não consigo falar que quero algo, mesmo quando quero mesmo.” Kyoto Teramachi Sanjou no Holmes conhecido também como Holmes of Kyoto, é um anime adaptado da série de romance e mistério de Mia Mochizuki. A animação é dirigida por Tokihiro Sasaki (Joshikausei) e com roteiro de Kenichi Yamashita (Major 2nd).
Ficha Técnica:
Episódios: 12
Estúdio: Seven
Exibição: 2018
Gênero: Mistério, Romance
- Sinopse: Holmes, um jovem que cuida do antiquário da família em Kyoto, é brilhante para entender pessoas e identificar artigos genuínos e de alto valor. Aoi Mashiro, uma adolescente recém-chegada na cidade, começa a trabalhar com Holmes, e juntos eles decifram vários mistérios que envolvem os itens trazidos para a loja.
Aoi Mashiro, uma estudante do ensino médio, se muda para Kyoto e arruma um trabalho de meio período na Kuro, uma loja de antiguidades. Lá ela conhece Kiyotaka Yagashira, um rapaz educado e muito observador, capaz de identificar falsificações de obras de artes apenas ao olhar para elas. Além disso, sua capacidade de observação vai além das obras de artes, sendo solicitado por muitos para resolver diversos mistérios e tornando-se conhecido como Holmes. Entretanto, Kiyotaka sempre diz que é chamado de Holmes por ser um trocadilho com o seu nome Yagashira, ignorando o fato de ser tão observador e solucionar enigmas com uma rapidez surpreendente, assim como o famoso detetive.
Trabalhando na Kuro, Aoi passa a aprender muito sobre antiguidades e aos poucos vai ficando com um bom olhar para distinguir entre obras verdadeiras e falsificações. Também Kiyotaka e ela ficam próximos e sempre estão juntos quando o aspirante a detetive está solucionando um novo caso. Com o passar do tempo, o afeto entre eles vai crescendo e se criando uma atmosfera de romance no ar, deixando o telespectador torcendo para que ambos se declarem e que fiquem juntos.
Kyoto Teramachi Sanjou no Holmes consegue ser um bom anime sabendo dosar mistérios e romance, que é bem construído através do crescimento de afeto entre os protagonistas ao longo de toda história. Porém, o clímax de dois momentos da trama deixa a desejar: O desfecho da rivalidade de Holmes e Moriarty, e o ponto que esperamos ter uma declaração vinda da Aoi. Mesmo assim, o final aberto não é algo ruim!