“O mundo está em perigo. Por favor, entre imediatamente.” Ingress: The Animation é um anime baseado no jogo desenvolvido pela Niantic, onde a humanidade está dividida entre duas facções: os Iluminados (representados pela cor verde) e a Resistência (representados pela cor azul). Na animação temos protagonistas representando cada uma dessas facções e outros elementos que compõe a realidade do Ingress.
Ficha Técnica:
Episódios: 11
Estúdio: Craftar
Exibição: 2018
Gênero: Ação, Ficção Científica
- Sinopse: Depois que cientistas descobrem uma substância misteriosa que pode influenciar as mentes humanas, duas facções travam uma batalha para controlar o seu incrível poder.
Makoto Midorikawa, é um investigador especial da polícia e um sensitivo capaz de ler as memórias dos objetos que toca. Certo dia, é chamado para investigar um acidente em um laboratório de pesquisa, onde a única sobrevivente do desastre: Sarah Coppola encontrasse desacordada. Ao ler as memórias de um anel, ele ver algo como uma explosão e corpos desaparecendo, mas nada que de fato consiga mostrar a verdadeira causa do acidente. Depois do trabalho, ao retornar para casa, Makoto começa a receber mensagens de que o mundo está em perigo e que ele precisa proteger Sarah. Mesmo sem entender o que realmente significa as mensagens recebidas, Makoto decide ir ao hospital onde a garota está internada e se depara com uma Sarah sem memórias e um estranho espreitando o quarto dela. Depois disso, uma caçada por eles começa e vemos os protagonistas tentando fugir, ao mesmo tempo que procuram por respostas para o que está por trás dessa perseguição.
Enquanto a trama se desenrola somos apresentados a elementos da história que estão presentes também no universo do jogo. Como, por exemplo, as duas facções: Iluminados e a Resistência, embora a rivalidade delas no anime não seja mostrada de uma maneira tão forte como aparenta ser, quando você decidi escolher sua facção no jogo. Também aprendemos sobre a Matéria Exótica (XM), algo que existe desde os tempos antigos, e que vem influenciando as mentes humanas e o progresso da humanidade, uma fonte de poder que deixa os sensitivos mais fortes.
O anime deixa a desejar na questão de movimentação, algumas vezes dar a sensação de lentidão no jeito de se movimentar e até de se expressar de cada personagem, num primeiro momento, até é estranho e insatisfatório. Mas quanto mais vai se aprofundando a história, essa questão de lentidão pode ser deixada de lado, por que o anime em si é legal. Ele também cumpri uma de suas propostas, que indiretamente é você assistir e ter a curiosidade de pegar o celular e baixar o Ingress para ver o jogo e ter a sensação de ser um iluminado ou ser da resistência; ser como Makoto ou como Jack Norman, um ex-mercenário e personagem que representa a resistência, um sensitivo com habilidade de ver o futuro. Outro ponto positivo é a trilha sonora, tem algumas músicas muito prazerosas de serem ouvidas, o tema de abertura Tessellate da banda Alt-J é um bom exemplo disso. Por fim, Ingress: The Animation é uma boa escolha para quem procura um anime de ação com ficção científica ou para quem tem curiosidade de saber sobre o jogo do Ingress.