03/02/2021

Resenha | Air


“Para mim, aquele foi o início de um verão tão curto quanto o brilho das estrelas e tão longo quanto a eternidade.” Air é baseada numa Visual Novel de romance, e assim como o jogo, possui os arcos: Dream, Summer e Air. O anime é dirigido por Tatsuya Ishihara (Clannad) e escrito por Fumihiko Shimo (Clannad).

Ficha Técnica:


Episódios: 13
Estúdio: Kyoto Animation
Exibição: 2005
Gênero: Drama, Romance, Slice of life

  • Sinopse: Depois de ouvir um conto de infância de sua mãe, Yukito Kunisaki vive uma jornada em busca de uma garota que está no céu. Em uma pequena cidade, ele conhece uma garota incomum chamada Misuzu e as coisas tomam um rumo drástico quando ele é convidado a ficar com ela.


Yukito Kunisaki
, é um jovem que viaja pelo mundo em busca da “menina que está no céu” e que para sobreviver tenta ganhar dinheiro com seu show de marionete. Certo dia, no começo das férias de verão, ele conhece Kamio Misuzu, uma doce garota que adora dinossauros e que parece não ter nenhum amigo para brincar. Depois de um tempo conversando, Misuzu percebe que Yukito está com fome e convida-o para jantar na sua casa e aproveitando a ocasião ela pede para que sua mãe deixe o jovem passar um tempo morando com elas. Durante sua estadia, Yukito faz amizades com alguns moradores da pequena cidade e testemunha alguns acontecimentos sobrenaturais que parece estarem conectados a garota que está no céu, e quanto mais ele conhece Misuzu mais ele acredita ter encontrado a garota que tanto procurava.


Embora Air tenha apenas 13 episódios e sendo o último uma recapitulação de tudo o que aconteceu, o anime possui três arcos e os dois primeiros funcionam muito bem. No primeiro, podemos ver a amizade de Yukito e Misuzu crescendo enquanto acompanhamos também a interação de Yukito com outros personagens e suas histórias. No segundo, somos apresentados a origem da lenda da menina do céu e muitas coisas começam a fazer sentido. Porém, quando chegamos no último arco é decepcionante, é confuso e vem com uma enxurrada de drama desnecessária. Ao menos, se tivéssemos um final que compensasse todo o drama e que depois de tudo deixasse uma sensação de alívio e nossos corações aquecidos, mas nem isso temos aqui. Desta forma, Air agrada até certo ponto e possui uma boa trilha sonora, contudo não crie muitas expectativas com o final, pois pode decepcionar!