29/04/2021

O Conto da Princesa Kaguya

 


“Até mesmo uma princesa deve suar e gargalhar às vezes! Ou sentir vontade de chorar. Ou ficar com raiva e gritar!” O Conto da Princesa Kaguya é um filme de animação japonesa baseado no Conto do Cortador de Bambu, uma narrativa popular japonesa do século X. O longa, produzido pelo Studio Ghibli e dirigido e escrito pelo grande Isao Takahata (O Túmulo dos Vagalumes), foi bem recebido pela crítica e recebeu diversos prêmios, além de ser indicado ao Oscar, em 2015, na categoria de Melhor Animação.

Ficha Técnica:


Título original: Kaguya-hime no Monogatari
Duração: 137 min
Lançamento: Novembro de 2013
Classificação: Livre
Gênero: Drama, Fantasia
Direção: Isao Takahata
Elenco de dublagem: Aki Asakura (Kaguya), Kengo Kora (Sutemaru), Takeo Chii (Sanuki no Miyatsuko), Nobuko Miyamoto (Õna)

  • Sinopse: Kaguya era um bebê que foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma belíssima jovem que passa a ser cobiçada por muitos nobres, dentre eles, o próprio imperador.


Sanuki no Miyatsuko, um cortador de bambu, encontra uma menina dentro de um bambu brilhante. Achando ser um presente dos céus para ele, o homem decide criar a criança como sua filha e sempre a chama de Hime, que significa princesa. E assim, acompanhamos Hime crescendo ao lado dos seus pais, convivendo com amigos e sendo feliz na vida simples do campo. No entanto, Sanuki no Miyatsuko, percebendo que ganhara mais presentes dos céus como ouro e tecidos nobres, decide construir uma mansão na cidade grande para dar uma vida melhor a sua filha. Agora, Hime precisa aprender a se tornar uma princesa de verdade e a lidar com a saudade daqueles dias felizes ao lado dos seus amigos. Passado algum tempo, a garota se torna uma bela jovem e recebe o nome de Princesa Kaguya. Com isso, acaba atraindo a atenção de vários nobres e se tornando cobiçada por eles. Porém, nada disso interessa a Kaguya que a cada dia parece está mais infeliz.

O Conto da Princesa Kaguya é um filme com uma beleza que encanta nossos olhos e aquece nossos corações. Possui diversos ensinamentos e reflexões, mas talvez a mensagem mais forte seja: Que a felicidade está nas coisas mais simples que compartilhamos com as pessoas que amamos. Assim, nem sempre está cercado por luxo te fará uma pessoa mais feliz!